Febraban explica como evitar cair em golpes na internet durante a pandemia

11 de Setembro de 2020, 06:40

Um relatório da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que desde o início da pandemia houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros, principalmente contra idosos. Diante desse cenário, a entidade ressalta que o uso maior da internet requer mais cuidado com a segurança.

De acordo com a Febraban, atualmente 70% das fraudes estão vinculadas à tentativas de estelionatários em obter códigos e senhas. “Os criminosos abusam da ingenuidade ou confiança do usuário para obter informações que podem ser usadas para que tenham acesso não autorizado a computadores ou informações bancárias”, diz a entidade.

Com o intuito de alertar a população, em especial os idosos, a Febraban reforça que é preciso uma série de cuidados para se evitar cair em golpes virtuais. São eles:

- O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;

- Também em hipótese alguma vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão.

- Bancos nunca ligam para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;

- Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de  telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para esclarecer a informação;

- Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apague imediatamente e ligue para o seu gerente;

- Jamais compartilhe sua senha com ninguém;

- Manter antivírus atualizado;

- Não instalar pen drives desconhecidos, pois podem ter vírus;

- Configurar senhas fortes no wi-fi pessoal;

- Alterar senhas se identificar algum comportamento suspeito;

- Criar usuários caso utilize um computador compartilhado.

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