Uso de lentes de contato requer cuidados durante pandemia

19 de Maio de 2020, 06:50

Embora não haver comprovação científica, em teoria pode ser possível contrair o novo coronavírus pelos olhos. Por isso, a Academia Americana de Oftalmologia emitiu um comunicado orientando os usuários de lentes de contatos a substituí-las por óculos durante a pandemia, principalmente se a pessoa tem o costume de levar muito às mãos aos olhos quando está de lentes. Além de diminuir a vontade de cutucar os órgãos da visão, os óculos funcionam como uma barreira física, protegendo-os de gotículas emitidas por pessoas infectadas ao conversarem ou tossirem, por exemplo.

“No entanto, essa não é a função prioritária dos óculos. Eles não oferecem 100% de segurança, já que a saliva consegue passar pelos espaços laterais, por cima e por baixo. Ou mesmo entrar pela boca ou pelo nariz”, alerta a oftalmologista Alessia Braz, da ZEISS.

Para quem não quer deixar de usar as lentes de contato, é importante seguir recomendações básicas que valem sempre: lavar as mãos antes de colocar e tirar as lentes, não esfregar os olhos, estocar as lentes de maneira correta e descartar o produto no tempo certo.

É importante se lembrar que não é recomendado usar as lentes por mais de 10 horas por dia e é preciso utilizar colírios lubrificantes, sempre indicados pelo oftalmologista, para amenizar incômodos como secura e irritação dos olhos. Além disso, saiba que o líquido utilizado para a higiene e armazenamento das lentes é capaz de matar o vírus. Daí a importância de armazená-las corretamente.

Medium 1552d6c09e9026fbe318ccfb66f1ac3b