Dois meses depois da data habitual, a premiação do Oscar 2021 está programada para ocorrer no próximo domingo, 25 de abril, a partir das 21h (horário de Brasília). Isso por conta da pandemia de Covid-19, que afetou também as estreias de cinema e alterou o calendário das principais premiações. A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas, organizadora do evento, ainda não anunciou o formato exato da cerimônia, mas há sinalizações de que estarão presentes apenas os indicados, apresentadores e seus acompanhantes.
Em anos anteriores, a cerimônia de premiação da Academia chegou a ser alterada pela inundação em Los Angeles em 1938; pelo assassinato de Martin Luther King em 1968; e pela tentativa de assassinato do Presidente Ronald Reagan em 1981, então, essa é apenas a quarta vez que a premiação sofre alterações na data.
A cerimônia homenageará os melhores filmes lançados entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021 e acontecerá na histórica estação de trem no centro de Los Angeles, a Union Station e no Dolby Theater – a tradicional casa do Oscar em Hollywood.
No Brasil, como sempre, a responsável pela transmissão do Oscar 2021 para a TV aberta ficará a cargo da Rede Globo e acontece após o Big Brother Brasil 2021. Já a Globo Play terá transmissão aberta ao público através de sua plataforma de streaming. O Aplicativo Globo Play está disponível para baixar na Google Play ou na App Store, da Apple. Já por TV de assinatura, você pode assistir pelo canal TNT de sua operadora, onde terá o esquenta da cerimônia a partir das 20h (horário de Brasília).
Filmes indicados ao Oscar 2021
Diferente dos anos anteriores, os filmes indicados ao Oscar 2021 foram anunciados pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas no último dia 15 de abril. As regras também mudaram e, em razão do fechamento das salas de cinema, passaram a permitir longas disponibilizados exclusivamente em serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Google Play e Apple TV+, além de YouTube e Vimeo.
Oito filmes vão disputar o troféu de Melhor Filme este ano. Um dos destaques da premiação é "A Voz Suprema do Blues", produção da Netflix com cinco indicações. Entre elas, há a nomeação póstuma de Melhor Ator para Chadwick Boseman, conhecido por interpretar o herói Pantera Negra, que faleceu no ano passado.
Melhor Filme
Meu Pai - estreia nos cinemas em 8 de abril
Judas e o Messias Negro - em cartaz nos cinemas
Mank - Netflix
Minari - sem previsão de estreia no Brasil
Nomadland - estreia nos cinemas em 15 de abril
Bela Vingança - estreia nos cinemas em 8 de abril
O Som do Silêncio - Prime Video e Google Play
Os 7 de Chicago - Netflix