O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro pode acontecer em 2021, sim. Porém, em nova data e somente com a participação das escolhas do Grupo Especial. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (16), durante reunião na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), pelos integrantes das agremiações, que concordaram com a definição de uma data de acordo com a que já está sendo analisada para desfiles em São Paulo e em Salvador.
Segundo o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, a possibilidade de desfiles no meio do ano vem sendo discutida na liga há um tempo e as escolas se colocaram à disposição de fazer o espetáculo em julho, desde que tenha a vacina contra a Covid-19 e as condições para possam se preparar. "Não podemos é deixar chegar maio e aí dizer que em junho ou julho vamos fazer o evento, por que aí não dará tempo. Estamos avisando claramente. São Paulo e Salvador também estão avaliando”, disse o presidente da liga à Agência Brasil.
Ainda segundo Castanheira, São Paulo e Salvador já alteraram a previsão das datas e agora trabalham com o mês de julho. “As escolas do Rio decidiram que, se for na primeira quinzena de julho, do dia 9 até o dia 12, teriam interesse também em fazer nos moldes que estamos propondo, para atender a cadeia cultural e socioeconômica do evento. Isso, aproveitando também o calendário de São Paulo. Neste ano, a data da Revolução Constitucionalista de 1932 - o feriado de 9 de julho - cai na sexta-feira.”