Quem nunca teve aquela sensação de inchaço após uma refeição? Uma boa alternativa para acabar com esse mal-estar é consumir abacaxi. Ele é composto por uma substância funcional que se chama bromelina - ela serve como uma enzima para quebrar e ajudar na ação das proteínas. Não existe quantidade recomendada, uma fatia da fruta já contribui para uma melhor digestão.
Mas esse não é o único benefício do abacaxi. A fruta contém nutrientes como as vitaminas A e B, boa para a visão e que favorece o sistema nervoso, respectivamente. Sua casca auxilia no tratamento de gripes e resfriados - basta fervê-la juntamente com água, tomando como um chá quente.
Na culinária, atreva-se, o abacaxi tem tendência a brilhar “onde quer que vá”. De perfume forte e sabor variado, a fruta é apreciada em saladas frias e cada vez mais em composições agridoces, inclusive pizza. Em pratos salgados, fica também muito bom com carne de porco, peixes, crustáceos e aves de carne gordurosa. É ainda um ótimo molho para umedecer presunto, lombo ou frango enquanto assam. No entanto, é nas sobremesas que ganha maior relevo e onde brilha como ingrediente principal. Dá excelentes resultados na produção de geleias, sorvetes, bolo, pudim, mousse e compotas.