Aeroporto de Aracaju terá nova operação no dia 20

13 de Fevereiro de 2020, 06:20

A partir da próxima semana, a empresa espanhola Aena Internacional começa a operar o aeroporto de Aracaju, cuja concessão por um período de 30 anos foi adquirida em leilão da Agência Nacional Aviação Civil (Anac), realizado no mês de março de 2019 em São Paulo. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) continua atuando nesse período de transição, com a perspectiva de transferir a gestão, em sua plenitude, na quinta-feira, dia 20 de fevereiro.

A transferência já estava prevista no próprio edital de concessão do terminal sergipano, incluído no Bloco Nordeste do leilão. A Infraero e a empresa espanhola já estão compartilhando as decisões estratégicas sobre a nova gestão do aeroporto Santa Maria.

Investimentos

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil todos os trâmites previstos no contrato de concessão estão sendo cumpridos, tendo a empresa espanhola a responsabilidade de realizar os investimentos necessários para atender à demanda daquele terminal portuário. O leilão foi realizado em bloco e, pelo Bloco Nordeste, a empresa espanhola pagou R$ 1,917 bilhão, adquirindo a concessão para gerir os aeroportos de Aracaju (SE), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e dos municípios de Campina Grande, na Paraíba, e de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará.

Conforme informações da Anac, estão previstas ações nestes aeroportos, que devem ser realizadas nos próximos cinco anos, com investimentos que giram na ordem de R$ 788 milhões que deverão ser injetados pela empresa espanhola nos aeroportos incluídos no Bloco Nordeste. Os investimentos deverão ser feitos em fases.

Medium 156d4b1d65d33a6046ace72d91a7bcb9