Após mais de uma década de campanhas, doações e trabalho incansável, a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) inaugura a sua nova Casa de Apoio Anna Garcez. A solenidade de abertura acontecerá nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 17h, na Rua Permínio de Souza, 81, no Bairro Cirurgia, em Aracaju. A nova estrutura é a materialização de um sonho coletivo e a expansão de uma missão vital: amparar, com dignidade e amor, pacientes em tratamento contra o câncer.
O novo espaço nasce com a missão de multiplicar ainda mais a esperança para aqueles que mais precisam. Destinada a acolher pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que, em sua maioria, se deslocam de suas distantes cidades para realizar tratamento em Aracaju, a casa chega para ser um porto seguro em meio à árdua jornada contra a doença, proporcionando conforto e tranquilidade não apenas aos que protagonizam a luta contra o câncer, mas também dos seus acompanhantes, suprindo suas necessidades com zelo, acolhimento e muito amor.
A solenidade de inauguração contará, inicialmente, com falas de apresentação, agradecimentos e homenagens, em especial a Anna Garcez, que dá nome à nova Casa. Após isso, ocorrerá o descerramento da faixa e placa, seguida da benção do Padre Peixoto e da visita guiada ao espaço. A cerimônia será encerrada com uma apresentação musical de saxofone.
Nova Casa de Apoio
Segundo a presidente-voluntária da AMO e assistente social, Conceição Balbino, o percurso trilhado para chegar até esse momento, destacando a importância das doações que a sociedade fez e continua a fazer para alcançar a realização desse sonho coletivo. “O tempo tem sido muito generoso com a AMO e a sociedade dá resposta positiva, acredita nesse projeto. Eles colaboram, financiam, estão sempre presentes. A nova Casa de Apoio é a realização de um sonho para nós, mas é importante destacar que foi um exercício coletivo e desafiador, com muita busca por recursos. Antes dela, não pensávamos mais em expandir, a sede com a casa de apoio já atendia às nossas necessidades lá em 2010”, explicou.
Ela destaca ainda a importância do projeto para que a instituição possa auxiliar cada vez mais pessoas. “Esse projeto é muito importante pois temos hoje em dia muito mais pessoas com diagnósticos de câncer do que no passado, e as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram isso. A Casa de apoio dá justamente essa oportunidade de dizer: ‘Você não está só. O acolhimento que a Casa de Apoio dá para essas pessoas possibilita a acessibilidade, a assiduidade e a adesão ao tratamento, salvando vidas”, finaliza.