Não é necessário ter uma grande área para começar uma horta. Existem muitas opções de alimentos capazes de serem plantados com sucesso em espaços reduzidos. Mesmo para quem mora em apartamento criar uma pequena horta é possível, sim.
Para manter uma hortinha em um apartamento, por exemplo, a varanda ou área de serviços são bons locais. Nesse caso, a sugestão é escolher vasos menores com uma espécie em cada um deles. O batente da cozinha do apartamento é uma opção, se nele bater sol. Fica charmoso e aquele temperinho do almoço fica sempre à mão.
As mudas e sementes mais recomendadas para plantar em pequenos espaços são as de ervas e hortaliças que, além de poderem ser utilizadas pelo morador da casa, muitas delas ainda trarão um aroma delicioso. Entre as opções boas para vasos, rúcula, manjericão, tomate cereja, alecrim, hortelã, cebolinha, pimentão, salsa, coentro e alface.
É possível plantar até duas espécies por vaso, desde que as características destas sejam semelhantes e tenha uma distância boa para que possam se desenvolver. Manjericão e coentro são exemplos de temperos que podem ser plantados no mesmo vaso, assim como orégano e manjerona. Porém, as duas mudas devem estar distantes 30cm e o solo deve ser arenoso.
Agora para quem mora em casa, e tem quintal, separe uma pequena área para a horta. Assim como em apartamento, é importante que o local escolhido receba luz do sol em pelo menos um período do dia. Neste caso, grandes vasos também funcionam, mas há outras alternativas interessantes e algumas bem econômicas. Você pode utilizar um pallet – coringa da organização – e deixá-lo na vertical para organizar as plantas. Entre as opções boas para quintais, pepino, mamão, abóbora, abacaxi, banana, repolho, tomate, couve e berinjela.
Mas atenção, para evitar que sua horta seja atacada por grilos, pulgões e larvas, você chá de hortelã.