Uma alimentação saudável deve englobar muitas frutas, legumes e verduras. Mas, além dos nutrientes, esses alimentos também contêm muitos agrotóxicos. Para diminuir a incidência desse veneno durante o consumo, é preciso saber como higienizá-los corretamente.
Verduras e hortaliças
Comece lavando as folhas em água corrente, passando as pontas dos dedos por toda a superfície para tirar a sujeira mais grossa, como terra e larvas. Depois, retire as partes escuras e pedaços machucados. A seguir, deixe-as de molho em uma solução desinfetante por cerca de 30 minutos. Retire, lave novamente em água corrente, deixe secar e guarde em potes bem fechados.
Legumes
Muitos legumes são consumidos com a casca, portanto não adianta só passar em água corrente, é preciso esfregá-los com uma bucha para retirar melhor as impurezas. Depois, coloque-os de molho por 30 minutos na solução, passe em água corrente novamente, seque e guarde na geladeira. Legumes que geralmente são consumidos cozidos, como brócolis e couve-flor, devem ter as partes escuras removidas e serem lavados cuidadosamente também no meio dos buquês.
Frutas
O modo de desinfetar é o mesmo dos legumes, já que algumas frutas também são consumidas com casca, como maçã, pera, morango e uvas. As últimas pedem uma atenção especial: devem ser lavadas uma a uma e inspecionadas no meio dos galhos para ver se há bichinhos. Coloque-as de molho por 30 minutos, passe por água corrente novamente, seque e guarde.
Como fazer uma solução caseira para limpar alimentos?
Com vinagre: misture 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 litro de água. Essa solução ajuda a soltar as larvas dos alimentos, sem matá-los.
Com água sanitária: é uma solução potente, basta 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. A eliminação de larvas e bactérias ocorre em 15 minutos com essa solução.
Com hipoclorito de sódio: é uma substância desinfetante, que compõe diversos produtos próprios para desinfetar alimentos e purificar a água. Está disponível em supermercados e bastam 2 gotas para cada litro de água.