Após centenas de inscrições, 53 crianças e adolescentes das redes pública e privada de ensino foram selecionados para participar do Projeto Jovens Cantores do Brasil, ação que oferta cursos de aprimoramento musical, além da formação de um coral. Após os testes e aprovação dos candidatos, os escolhidos entraram na fase de atendimentos em saúde. Fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e maestro realizaram exames que tem o objetivo de detectar se há problemas de origem vocal ou auditiva possibilitando a prevenção, diagnóstico e tratamento gratuito para os contemplados que poderão cantar com mais segurança e qualidade.
Para Evellyn França Santos, uma das selecionadas, a oportunidade mudou a vida. “Me sinto muito gratificada e emocionada por ter sido aprovada, eram muitos candidatos e eu consegui. Minha estrutura física e emocional já está preparada para seguir para as próximas etapas”, comemora.
A Diretora e Fonoaudióloga do Projeto Dra. Silvia Pinho relatou como funcionou o procedimento. “Nesta fase estamos tratando das dificuldades vocais delas, a maioria das crianças tem alterações nas pregas vocais como, por exemplo, nódulos vocais, que já foram diagnosticados e serão tratados um por um, assim elas terão benefício não só na hora de cantar, mas sim na vida, na escola e futuramente no trabalho. Não estamos só formando um coral, mas fazendo tratamento e educando musicalmente, já que as mesmas estudarão os grandes clássicos da história da música”, explica.
Todos os exames e atendimentos foram realizados na Otocenter, patrocinadora oficial do projeto. “Nós fizemos uma avaliação otorrinolaringológica completa, da audição, da respiração e da fonação, isso tudo é muito importante para quem quer cantar. Ficamos honrados em realizar essa ação social na nossa clínica, muitos dos candidatos nunca haviam ido a um otorrinolaringologista e para nós é uma honra prestar essa assistência gratuita para as crianças e adolescentes do nosso Sergipe, afirma o professor e médico, Jeferson d’Avila, presidente da Otocenter.
Os alunos também passaram por avaliação com o Maestro e Diretor do Projeto Sérgio Cunha, e receberam o primeiro material didático para aprofundar os conhecimentos.
O Projeto Jovens Cantores do Brasil, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Pronac 179371, segue agora para a realização de 40 oficinas. Ao final da formação musical, o coral se apresentará para todo o Sergipe. A iniciativa tem o patrocínio da Universidade Tiradentes-UNIT, Otocenter, Banco do Nordeste, Colégio Amadeus e Fecomércio Sesc | Senac.