Vem aí a primeira edição do Citros Show Nordeste! O evento citrícola ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), localizada no bairro Jardins, zona sul da capital. Produtores, empresários e pesquisadores de todo país estarão presentes para debater sobre histórico, produção e perspectivas para a área.
A solenidade de abertura será nesta quarta-feira (16/8), às 8h, e contará com a presença do secretário de Agricultura do Estado, Zeca Ramos da Silva, e diversas autoridades. O primeiro do dia do evento terá também diversas palestras que vão abordar, entre outros temas, o panorama da citricultura no Brasil e no mundo, o histórico da citricultura sergipana, os mecanismos de defesa de plantas e a importância da irrigação para produtividade.
Já na quinta-feira (17/8), a programação iniciará às 8h30 com uma palestra sobre o uso da tecnologia na mecanização dos citros. Outras duas palestras abordarão a certificação para exportação e o mercado de exportação de frutas.
A organização do evento é da Campos de Lima Consultoria. O acesso às palestras é gratuito e não necessita de inscrições.
Citricultura em Sergipe
Em Sergipe, o setor citrícola ocupa uma posição de destaque na economia do estado. São 14 municípios produtores nas regiões sul e centro-sul, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de Sergipe com a geração de milhares de empregos e produção de uma grande variedade de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, maracujá e acerola.
Segundo dados de exportação que foram divulgados pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies) em junho desde ano, 81% da pauta de exportações do estado é originada da citricultura, o que reflete diretamente no saldo positivo na balança comercial.