Os aracajuanos acima de 18 anos do grupo com comorbidades poderão receber a vacina contra a covid-19 a partir desta sexta-feira (14), de forma escalonada, que façam parte do público-alvo. Também serão vacinadas as pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que tenham acima de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, da mesma faixa etária, e pessoas com doença renal crônica acima dos 18 anos. Ao mesmo tempo, a capital sergipana avançará na aplicação da 2ª dose da Coronavac, regularizando o calendário vacinal que sofreu alteração em virtude do atraso no envio de doses pelo Ministério da Saúde, e dará prosseguimento à vacinação em 2ª dose com a Astrazeneca.
Neste sentido, pelo novo cronograma definido pelo município, a vacinação do grupo com comorbidades seguirá da seguinte forma: nesta sexta-feira (14), recebem a vacina os aracajuanos com comorbidades que tenham 55 e 56 anos. No sábado (15), serão imunizados os cidadãos com comorbidades de 53 e 54 anos, e no domingo (16), aqueles que têm de 50 a 52 anos. Na segunda-feira (17), será a vez da população com comorbidades de 45 a 49 anos. Já na terça-feira, 18, poderão receber a primeira dose os aracajuanos com comorbidades de 40 a 44 anos, e na quarta-feira (19), aqueles que têm entre 35 a 39 anos. Por fim, na quinta-feira (20), serão vacinados os cidadãos com comorbidades que tenham entre 18 a 34 anos.
“É com grande felicidade que anunciamos a ampliação da vacinação do grupo com comorbidades para todas as pessoas acima de 18 anos. Com essa medida, adiantaremos a vacinação no município, melhorando, ainda mais, o combate ao coronavírus. Peço a todos que se enquadram no grupo que procurem o drive-thru, com o código de autorização, ou os dez pontos fixos que foram definidos. Mas não deixem de se vacinar”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Sobre a regularidade da 2ª dose da Coronavac, o prefeito informa que a situação está resolvida com a chegada de novas doses do imunizante. “Acabamos de receber um novo lote com as doses que faltavam para completar o ciclo de imunização daqueles que já haviam tomado a 1ª dose. Recebemos e imediatamente estamos colocando à disposição da população para recuperar o atraso pela ausência de doses no período correto, por causa do Ministério da Saúde. Todas as pessoas que estavam com a 2ª dose atrasada, serão vacinadas, de forma escalonada, nos próximos dias, seja no drive-thru, ou nos cinco pontos fixos disponibilizados”, reforçou.