A partir desta segunda-feira (31), começa a vacinação de pessoas com 58 e 59 anos, sem comorbidades. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Aracaju avançará na imunização de professores e profissionais do transporte público para aqueles que tenham acima de 18 anos. O novo calendário municipal, divulgado pelo prefeito Edvaldo Nogueira Nogueira, através das redes sociais, na sexta-feira (28), também dará continuidade à vacinação das pessoas com deficiência permanente grave, alcançando a população de 57 anos deste público. Também serão incluídos os trabalhadores do transporte aéreo.
“Com muita satisfação, avançaremos na vacinação de todos os cidadãos por faixa etária. É uma vitória da proposta que a Frente Nacional de Prefeitos, da qual sou presidente, apresentou ao Ministério da Saúde. Assim, na próxima semana, todos os aracajuanos com 58 e 59 anos já receberão a primeira dose da vacina contra a covid-19. Também vamos incluir novas faixas etárias dos trabalhadores da Educação e concluiremos os motoristas e cobradores. Além disso, pessoas com deficiência permanente grave, sem BPC, de 57 e 58 anos, já podem se vacinar”, afirmou Edvaldo.
A vacinação dos trabalhadores do transporte aéreo já teve início na sexta-feira (28), e prossegue até o domingo (30). Este grupo está recebendo a primeira dose da imunização no auditório da Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.
Vacinação 58 e 59 anos
A vacinação do novo grupo começará pela população de 59 anos. Hoje, recebem a primeira dose do imunizante aqueles que nasceram nos meses de janeiro a abril. Na terça-feira (1º), será a vez dos nascidos entre maio e agosto. Na quarta-feira (2), serão imunizados os que nasceram entre setembro e dezembro.
Já na quinta-feira (3), começam a receber a vacinação os aracajuanos de 58 anos, nascidos de janeiro a março. Na sexta-feira (4), avançará para os cidadãos nascidos entre abril e junho, e no sábado (5), para aqueles que aniversariam entre julho e setembro. Por fim, no domingo (6), serão imunizados aqueles que nasceram entre outubro e dezembro.
Para organizar o fluxo e evitar aglomerações, a Secretaria da Saúde de Aracaju disponiblizará 10 pontos fixos para este público. São eles: UBS João Augusto Barreto (bairro Japãozinho); UBS Augusto Franco (bairro Farolândia); UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão); UBS Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo); UBS Adel Nunes (bairro América); CRAS João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont); UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Jabotiana); UBS Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio); UBS Cândida Alves (rua São João); e UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos). Para receber a 1ª dose nestes locais, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Também será possível receber a vacina no drive-thru, instalado no Parque da Sementeira, após cadastramento no portal “VacinAju” e liberação do código autorizativo.
Pessoas com Deficiência Permanente
A vacinação das pessoas com deficiência permanente grave (auditiva, visual, motora e mental), sem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também foi ampliada. Agora, aqueles que se encaixam neste grupo e estão na faixa etária de 57 e 58 anos já podem se vacinar. É obrigatória a apresentação de relatório médico comprovando a deficiência. Este grupo pode se vacinar no drive-thru (o cadastro é feito no Portal da Vacina) ou nos 10 pontos fixos que estão vacinando a população em geral de 58 e 59 anos.