Artistas sergipanos vão expor obras em projeto da Gol

17 de Agosto de 2020, 06:42

A arte sergipana está entre as selecionadas para participar do projeto “Aproximando Distâncias”, criado pela Gol Linhas Aéreas para incentivo ao turismo, cultura e fomento a economia em tempos de distanciamento social. Entre as temáticas escolhidas estão a arte em couro, representada por Bruno Marques, artista natural de Poço Redondo, e as Xilogravuras, do artesão Nivaldo Oliveira, erradicado em São Cristóvão.

A escolha foi realizada através de um processo de curadoria realizada por especialistas da Gol e pela agência Spray Content, e estão entre os 25 artistas de todo o Brasil que irão expor suas obras de arte de forma on-line, oferecendo ao público a experiência de conhecer as diferentes regiões do país.

“Muito interessante esta iniciativa da Gol que oportuniza exposição da arte de vários estados, inclusive de Sergipe, para que os turistas apreciem nossa cultura e possam também adquiri-las”, observa o secretário de Turismo de Sergipe, Sales Neto.

Bruno Marques, de 29 anos, produz suas obras inspiradas no Cangaço Feminino e no do Bioma Caatinga, como por exemplo, o chaveio em forma de mini chapéu e outras miniaturas de peças dos cangaceiros. Ele também esculpe filtro dos sonhos, baseado no bioma caatinga; brincos; chinelos e acessórios femininos, com uma enorme riqueza de detalhes e ressignificando a tradição da cultura nordestina. Além disso, o artista confecciona o gibão, vestimenta utilizada pelos vaqueiros, resistente a vegetação da caatinga e o Roló (botas em couro).

Já Nivaldo Oliveira, erradicado no estado, é consagrado nas Artes Plásticas em Sergipe, tendo recebido, inclusive, o título de Mestre pelo Ministério da Cultura por seus criativos trabalhos e divulgação do Patrimônio Material e Imaterial de Sergipe. Dominando técnicas da escultura, pintura, entalhe e xilogravura, com muitas matrizes entalhadas com temas voltados para a cultura popular, o artista tem alguns de seus trabalhos voltados para ilustrações de livros didáticos, poéticos e capas de cordéis.

Os interessados em conhecer as produções dos dois artistas, basta acessar o site www.aproximandodistancias.com.br.

Medium 54c50df6ed64600e7e63abe9d7e9ecad