A pandemia do novo coronavírus demandou uma reinvenção na carreira de muitos profissionais e na área cultural não foi diferente. Para garantir a continuidade de aprendizado dos alunos inscritos nas oficinas de violão, teatro, dança e percussão, desenvolvidas no Complexo Cultural Gonzagão e Centro de Criatividade, o Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), segue dando apoio no fortalecimento das oficinas on-line produzidas por profissionais da área ligados à Fundação.
Segundo o diretor de Cultura da Funcap, Fredson Santana, o órgão tem concedido apoio às oficinas virtuais, estimulando atividades culturais dentro de casa. “É uma rotina nova que não acompanhou o tempo ideal de transição. O interesse dos alunos e a dedicação dos professores nos deixam muito satisfeitos com o resultado de cada projeto”, afirma.
Para a professora de Iniciação Teatral, Grazzy Coutinho, houve uma preocupação inicial de sua parte, mas a necessidade de uma rápida adaptação teve mais força. “Foi algo muito desafiador, pois fiquei procurando formas de como passar o conteúdo com a mesma qualidade e mantendo a atenção deles. Iniciei o trabalho orientando sobre contexto histórico, parte teórica e a realidade do segmento artístico no Brasil. O projeto evoluiu tão bem que estamos agora promovendo uma gincana teatral on-line e que teve uma receptividade bastante positiva. Os alunos fazem fotos reproduzindo peças e obras de artistas brasileiros. É fantástico”, comemora Grazzy.
De acordo com a aluna Aline Brito, a diferença entre o modo presencial e o virtual. “Antes da pandemia nós éramos desafiados mentalmente e na parte física, baseado no trabalho corporal. O modo on-line é diferente, todavia não deixa de ser interessante. Dar atenção ao método teórico foi a alternativa mediante as condições de isolamento social e acredito que, conhecimento é sempre válido”, enaltece.