Um toque especial. A azeitona é referência para um elogio, tal o valor que se dá ao seu sabor agregado a alguns preparados. “É a azeitona da empadinha”, costuma-se dizer para enaltecer alguém ou alguma situação. No entanto, verde ou preta, o fato é que muita gente não dá bola para ela. Não raro, é retirada sem pena e remorso dos pratos, embora seu sabor e aroma deem outro paladar as receitas. Como protagonista, ela deriva o apreciado azeite de oliva.
Já como coadjuvante, enfeita pratos de carnes, cumprindo seu papel gastronômico com louvor. Cai muito bem jogada à mostra por cima do queijo derretido de pizzas suculentas e escondida dentro do recheio de pastéis, sanduíches e tortas salgadas.
Também entra na composição de molhos e até decora drinques e coquetéis sofisticados antes de ser consumidos. Há ainda quem goste delas servidas puras, como aperitivo, para acompanhar uma cerveja. Seja como for, a azeitona não pode faltar. Confira uma receita de patê de azeitona para ser saboreada de diversas formas.
INGREDIENTES
* 2 colheres (sopa) requeijão ou maionese *1 pitada de sal *1/4 xícara (chá) água *2 colheres (sopa) de salsa *1 xícara (chá) de azeitonas verdes ou pretas *3 colheres (sopa) azeite de Oliva
MODO DE PREPARO
1. Em um recipiente, adicione a azeitona, água e azeite. Em seguida, bata tudo com um mixer até obter uma pasta. Caso não possua o mixer, leve os mesmos ingredientes a um liquidificador e bata até obter uma pasta com pedacinhos.
2. Tempere com sal, salsa e acrescente o requeijão ou maionese. Misture com uma colher até que o creme fique bem homogêneo. Sirva em seguida.