Símbolo de países tropicais e conhecida no mundo todo, a banana é a fruta mais popular do Brasil – apesar de ser nativa da Ásia. Amarelinha e macia dá o ano todo. É só descascá-la e pronto. Mas a sua utilização vai além do consumo in natura. Com banana se faz de tudo: torta, pudim, bolo, vitamina, salgados, farofa e até sopa!
A banana é uma fruta de alto valor nutritivo. Energética e sem gorduras, é também rica em cálcio e fósforo. Muito digestiva, combate a diarréia e favorece a formação corpórea. Pode ser servida para pessoas de todas as idades, sendo muito comum nas papinhas de bebês. Suas diversas espécies dão em cachos e pencas. Entre as mais comuns, a banana-prata, banana-maçã, banana-d'água e a banana-terra.
Antes de consumi-la, a banana verde deve ser deixada para amadurecer em temperatura ambiente por uns dois dias. Depois de amadurecida, pode ser mantida na geladeira de três a cinco dias. Possivelmente a casca ficará marrom na geladeira, mas a fruta não será alterada.
Além de ser ótima para o consumo in natura, a banana é recomendada cozida, frita ou assada, podendo ser usada nos mais variados tipos de pratos, como saladas de frutas, sorvetes, empanadas, mingau, bolos e doces. Como primeira refeição do dia fica excelente amassada com aveia e açúcar, farinha enriquecida ou chocolate em pó. Insira na dieta e veja o resultado!