A TasteAtlas é uma plataforma com mais de 10 mil alimentos e bebidas cadastrados e mapeados, considerada uma enciclopédia dos pratos mundiais. Anualmente, ela realiza pesquisas populares para diferentes rankings, incluindo os Melhores Queijos do Mundo. Em 2023, dois queijos brasileiros entraram para a lista.
Estamos falando do queijo canastra, que ocupa a 12ª posição, e o coalho, na 38ª. Quem lidera o ranking é o italiano Parmigiano Reggiano. Como já era de se imaginar, entre os dez primeiros colocados, há nove queijos produzidos na Itália e apenas um português, o Serra da Estrela.
Queijo canastra
O mais célebre queijo de Minas Gerais, o canastra leva este nome por ser produzido há mais de 200 anos na Serra da Canastra. Feito a partir de leite cru de vaca, coalho, sal e pingo, um fermento natural recolhido do soro de queijo de uma leva anterior, ele possui textura quebradiça e é agradavelmente salgado.
O segredo do sabor, da textura e coloração tradicional do queijo canastra está na cura. No Brasil, ele é comercializado fresco, meia cura e curado. Enquanto o meia cura tem cerca de 10 dias de maturação, ideal para acompanhar um café coado, o queijo curado tem mais de 22 dias de cura e é ideal para receitas ou acompanhar vinhos e cervejas especiais.
A fama do queijo canastra não é recente. Em 2008, o seu modo de produção foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Queijo coalho
Tradicional queijinho do churrasco, o coalho é um produto nordestino, consumido em todo o território nacional há mais de 150 anos. O queijo de massa branca, pouco salgado, levemente ácido e muito saboroso, é produzido por fermentação e coagulação, incluindo enzimas digestivas no processo.
Basicamente, existem dois tipos de queijo coalho: o produzido a partir de leite integral cru e coalho animal, mais potente, e outro feito a partir de leite pasteurizado e coalho químico. Haja leite: estima-se que sejam necessários 10 litros da bebida para fazer 1 kg de queijo coalho.
Fonte: Casa e Jardim