Quem disse que não é possível deixar uma receita de hot-dog mais sofisticada? Afinal, não há (quase) nenhuma dieta que resista ao cachorro-quente, um dos maiores clássicos do fast-food. Pão fofo, salsicha e molho quentinho e bem temperado é a base para os mais diversos complementos, que vão desde o purê de batata até a cebola caramelizada. Há quem diga que a receita foi inventada por um açougueiro alemão Charles Feltman que fabricava salsichas. Porém, o título do país oficial da iguaria ficou mesmo para os Estados Unidos, onde o alemão abriu o primeiro restaurante que servia a iguaria, em 1884.
No Brasil, o cachorro quente pode ser preparado de diversas formas: da tradicional salsicha a linguiça calabresa. Outra dica é usar o pão d’água e caprichar no molho preparado na hora com tomates fresquinhos. Até versões veganas e vegetarianas também podem ser encontradas. Confira a baixo as dicas para você montar o seu hot-dog em casa!
INGREDIENTES
*2 pães tipo baguete
*1 colher de sopa de mostarda
*1 salsicha tipo frankfurt
*500ml de leite
*1 cebola grande ralada
*35g de manteiga
*1 folha de louro
*40 gramas de farinha de trigo
*Sal e noz-moscada a gosto
*30 g de queijo gruyère
MODO DE PREPARO
1. Molho bechamel: em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola ralada em fogo médio. Adicione a folha de louro e, em seguida, a farinha de trigo e mexa sem parar. Acrescente o leite aos poucos mexendo sempre até que a mistura engrosse. Tempere com sal e noz-moscada a gosto. Reserve.
2. Montagem: abra o pão no sentido do comprimento, passe a mostarda e reserve. Cozinhe a salsicha por 4 min. em água fervente. Coloque a salsicha no pão, cubra com três colheres de sopa do molho bechamel, salpique o queijo gruyère e leve ao forno para gratinar. Sirva bem quente, assim que retirar do forno.