Caju gigante revitalizado será entregue no Dia da Sergipanidade

22 de Outubro de 2025, 06:02

Um dos monumentos mais queridos de Aracaju, o icônico Caju gigante — localizado na entrada do bairro Coroa do Meio, próximo à ponte Godofredo Diniz — acaba de ser revitalizado. A obra do artista plástico Eurico Luiz, que simboliza a regionalidade sergipana, foi restaurada pela rede supermercadista GBarbosa, por meio de uma parceria público-privada com a Prefeitura de Aracaju. A entrega do monumento à população aconteceu em uma data especial: o Dia da Sergipanidade, celebrado na sexta-feira, 24 de outubro.

Feito de concreto aparente e com 8 metros de altura, o trabalho de restauração do Caju, que se encontrava em estado de degradação, foi liderado pelo artista visual Fábio Sampaio com a participação do artista Bené Santana e de uma equipe especializada. Foram necessários oito dias para revitalizar a escultura e preservar suas cores originais em respeito ao trabalho de Eurico Luiz. "A minha poética vem da rua e esse caju ensolarado de Eurico me levou a ver a realidade por outros caminhos, que me fizeram idealizar o ‘Cajucidade’ há 15 anos", conta Fábio.

Uma das maiores empregadoras do Estado e presente no dia a dia de milhares de pessoas, o GBarbosa fortalece sua regionalidade ao promover ações que valorizam a cultura local. "A restauração do Caju é o nosso presente a todos os sergipanos e para aqueles que se encantam com essa cultura forte e singular. Com cores vibrantes, a obra expressa a diversidade, as tradições e a alegria do estado que é a terra natal do GBarbosa, que muito nos orgulha e inspira todos os dias a entregar o nosso melhor”, ressalta Theodoro Tortoro, gerente de Marketing da rede.

 

Medium 1348ec80d3e4915cab758c58d6fabacb