A Campanha Janeiro Branco foi iniciada este mês para chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Os especialistas explicam que no primeiro mês do ano as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, por isso a escolha do período.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, atingindo 9,3% da população. O relatório mostra ainda que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
Em Sergipe, a Lei Nº. 8.257/2017 institui no Calendário Oficial de Eventos a Campanha Janeiro Branco, mês dedicado à realização de ações educativas para a difusão da importância da prevenção da saúde mental.
A Lei determina que a sociedade civil deve ser esclarecida sobre a importância da saúde mental e emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade, além de promover palestras sobre a saúde mental e bem-estar, cuidados com a mente e cuidados com a vida.