"A importância do exercício físico na prevenção e no tratamento do câncer de mama". Esse é o tema da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo buscar conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, responsável pelo surgimento de 66 mil novos casos por ano, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Alguns hábitos como, praticar atividade física, manter um peso adequado, ser mãe antes dos 30 anos, amamentar e ter moderação no consumo de bebidas alcoólicas podem atuar em benefício da mulher. Além disso, é fundamental para a prevenção do tumor de mama se alimentar com produtos de boa qualidade, evitando comidas industrializadas.
Segundo a mastologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dra. Paula Saab, uma dieta saudável com pouca gordura, além de muitas verduras e legumes, está relacionada à redução do risco de câncer em geral. Comer bem também evita o ganho de peso, o que está diretamente relacionado à possibilidade de desenvolver o câncer de mama.
Ainda segundo a mastologista, é importante fazer os exames periódicos de mamografia em mulheres com mais de 40 anos. Eles detectam a existência de tumores que, em muitos casos, não são percebidos durante o autoexame. "A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, alerta a médica.