Campanha troque óleo de cozinha usado por canudo de inox

21 de Março de 2025, 06:02

Você sabia que cada litro de óleo de cozinha descartado de forma incorreta polui cerca de 20 mil litros de água? Para estimular o descarte adequado desse poluente e incentivar a população a adotar hábitos que contribuam com o planeta, o Shopping Jardins e a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) promovem a campanha “Troque óleo de cozinha usado por canudo de inox”. A iniciativa celebra o Dia Mundial da Água e acontece neste sábado, 22 de março, na loja da FMA instalada no mall em frente ao hipermercado GBarbosa.

No local, basta entregar 2 litros de óleo de cozinha usado (soja, milho, girassol, dendê, azeite) e apresentar cadastro de usuário do aplicativo do Shopping Jardins Jardins (Android e iOS). A troca é limitada a um canudo por CPF cadastrado e pode ser realizada das 10h às 22h, ou enquanto durar o estoque de canudos, o que ocorrer primeiro. Os resíduos arrecadados serão destinados à Recigraxe – Coletora de Óleo Saturado, empresa que beneficia o resíduo e o encaminha à fabricação de produtos de limpeza e biodiesel.

 

Como descartar o óleo usado?

O descarte inadequado de óleo de cozinha usado é um dos principais contaminantes de rios e mananciais, além de poluir o solo e contribuir com o aumento do efeito estufa.

Assim, é primordial que a população armazene o óleo usado na fritura dos alimentos em um recipiente plástico com tampa e o deposite em coletores adequados. “Em casa, as pessoas podem ir guardando o óleo usado em uma garrafa pet com tampa e, quando ela estiver cheia, trazer para o Shopping Jardins. Além da campanha que acontece neste sábado, nós disponibilizamos um coletor fixo no Ecoponto localizado no Estacionamento F, próximo ao GBarbosa, onde a população pode descartar corretamente o óleo de cozinha usado, durante todo o ano”, explica Vivianne Andrade.

 

Hábitos sustentáveis

A campanha realizada em parceria com a FMA busca contribuir também com a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte e uso inapropriados dos canudos plásticos, resíduos que afetam a vida marinha. Ao adotar a utilização de canudos permanentes, de uso individual, em seus hábitos, cada pessoa contribui com a preservação do planeta. Em Sergipe, a lei estadual nº 8689 de 2020 proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico em eventos, restaurantes, bares, dentre outros estabelecimentos comerciais.

 

Medium 4ecce5004c0b253826841c5359a7e76f