O secretário de estado do Turismo, Sales Neto, informou nesta segunda-feira (10), que há em curso um planejamento para que os governos de Sergipe e Alagoas possam integrar uma ação conjunta para fiscalizar os cânions do Xingó, que fica na região turística do município de Canindé de São Francisco.
Segundo Sales Neto, o Governo de Sergipe já entrou em contato com algumas autoridades do estado vizinho. “Os cânions estão na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas. Afinal, algumas áreas de banho ficam em ambos os lados”, destaca.
A ideia é buscar uma união de órgão municipais, estaduais e federais, para que eles atuem em conjunto fiscalizando as estruturas rochosas. “Queremos buscar apoio dos bombeiros, Defesa Civil, Sedurbs, e toda contribuição que fomos encontrando”, pontua. “O objetivo é que a gente faça um trabalho preventivo. Mas antes é preciso deixar bem claro: não há em nossos cânions características semelhantes àquelas que são encontradas em Minas Gerais, lá no Capitólio. Por exemplo, os nossos cânions não possuem cachoeiras em cima das estruturas rochosas. Além disso, nossa situação pluviométrica é mais confortável. Lá em Minas chove muito”, conclui.
Ainda segundo Sales, não há nada que configure perigo eminente nas regiões dos Cânions do São Francisco.