A Cencosud - varejista líder na América do Sul com operações no Chile, Argentina, Brasil, Peru e Colômbia - anunciou que sua subsidiária Cencosud Brasil assinou um acordo com os acionistas da GIGA para a aquisição de 100% da referida empresa.
O GIGA é um supermercado cash & carry (atacado) fundado em 2009, com 10 lojas localizadas na Grande São Paulo e possui 1 Centro de Distribuição. Em 31 de dezembro contava com mais de 1.300 funcionários. As lojas têm uma média de 4.500 m² e estão bem localizadas, próximas a avenidas de alto tráfego. A receita bruta dos últimos 12 meses, até março de 2022, atingiu R$1,5 bilhão.
O preço da compra é de R$500 milhões (aproximadamente USD 100 milhões), e pode ser ajustado com base no capital de giro existente da GIGA na data em que a transação se tornar efetiva.
Com esta transação, a Cencosud entra no maior mercado do Brasil e da América do Sul, diretamente com o formato que mais cresce no Brasil e é o mais resistente a contextos macroeconômicos recessivos.
Segundo Sebastián Los, diretor presidente da Cencosud Brasil, sinalizou que esta transação é um marco para a operação do grupo no Brasil”. “Acreditamos que o GIGA nos potencializará com o formato correto, em um estado pleno de oportunidades. Isto é o início de uma nova etapa de crescimento, que a nossa grande equipe da Cencosud Brasil saberá impulsionar”, afirma.
Como é usual neste tipo de acordo, a materialização da compra está sujeita ao cumprimento de certas condições, dentre elas a obtenção da autorização por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil.