Cirurgia é o 1º em Sergipe a conquistar Acreditação Hospitalar

29 de Agosto de 2024, 06:03

O Hospital de Cirurgia (HC) é o primeiro hospital filantrópico de Sergipe a conquistar Acreditação Hospitalar Nível 1 expedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Trata-se do principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde. No Brasil, de 7.309 hospitais em funcionamento apenas 439 possuem alguma certificação, de acordo com dados da Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS).

Prestes a completar 100 anos, o HC – referência em atendimento de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) – tem uma história de existência, prestação de serviço e de superação que se confunde com a história da saúde sergipana. Pioneirismo é a marca forte da instituição e mais uma vez provou isso.

Para conquistar a Acreditação, o Cirurgia passou por avaliações nos meses de junho e julho para comprovar que atende aos padrões definidos pela ONA, entidade não governamental credenciada pelo Ministério da Saúde que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Na última terça-feira (27/8), a Organização Nacional oficializou a Acreditação do HC.

No Brasil, atualmente, apenas 23 hospitais filantrópicos possuem a Acreditação Hospitalar expedida pela ONA, sendo que, na Região Nordeste, apenas o Hospital de Cirurgia tem, no momento, essa certificação da Organização Nacional.

Frutos da Intervenção

A Acreditação do HC é mais um fruto do trabalho que vem sendo executado há quase seis anos pela Intervenção Judicial. Com a atual administração, a instituição teve um aumento exponencial em atendimentos quando comparados os dados entre 2018 e 2023 (914% em consultas, 874,8% em exames e 334,5% em procedimentos cirúrgicos), entre tantos outros feitos.

“Nosso sentimento hoje é de gratidão e de sensação de dever cumprido. Esta Acreditação chega para coroar um trabalho árduo e vitorioso feito por várias mãos em nosso HC. Nossas equipes se prepararam durante dois anos para passar pela avaliação da ONA. Mas, sem dúvidas, o nosso preparo começou muito antes. Foi em 2018 quando assumimos a gestão por meio da Intervenção Judicial e fizemos esse hospital fundado pelo visionário doutor Augusto Leite ressurgir”, relata a interventora judicial do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães.

 

Medium 978dcbdbf2d83589be264abd59518938