Um Estudo publicado na revista científica Journal of Happiness Studies, no dia 20 de agosto deste ano, afirma que comer frutas e vegetais e praticar atividades físicas podem aumentar os níveis de felicidade das pessoas. A ligação entre um estilo de vida mais saudável com o bem-estar já é documentada em diversos estudos anteriores, além de ser utilizada em campanhas de saúde pública. Mas o resultado desta pesquisa traz esse outro benefício: sentir-se mais feliz.
Segundo uma das autoras do estudo, Adelina Gschwandtner, da Universidade de Kent, no Reino Unido, a atividades comportamentais que auxiliam nos objetivos de longo prazo já são úteis para manter um estilo de vida mais saudável. "Agora, se esse estilo de vida não apenas o torna mais saudável, mas também mais feliz, então essa é uma situação que todos saem ganhando", diz.
Para chegar a esse resultado, os cientistas utilizaram uma base de dados da UK Understanding Society, com mais de 40 mil pessoas do Reino Unido, acompanhados ao longo do tempo. Dessas famílias, eles usaram informações de 14.159 indivíduos: 5.926 homens e 8.233 mulheres.
Nesta base de dados que existe desde 2009, os pesquisadores selecionaram a etapa na qual as pessoas respondem perguntas sobre alimentação (consumo de frutas, vegetais, etc) e também de atividade física, além da satisfação com a vida.
O resultado mostrou que o consumo de frutas e vegetais e a prática de exercícios deixam as pessoas mais felizes.
Os resultados apontam ainda que a capacidade dos indivíduos em adiar atividades que deem prazer desempenha um papel importante na influência das decisões de estilo de vida - o que, por sua vez, tem um impacto positivo no bem-estar.
Ainda segundo pesquisa, os homens parecem se exercitar mais e as mulheres comem mais frutas e vegetais.