Quando se fala no mês de junho logo vem à mente as tradicionais festas juninas, que trazem muita diversão, animação, mas também, muita tentação com as opções de comidas típicas. Sempre fartas de guloseimas, com muitas calorias e gorduras, esse período de festas exige um cuidado especial de quem quer aproveitar as comemorações sem deixar de manter a boa forma.
Entre os principais alimentos, estão os feitos à base de milho, além de pé-de-moleque, vatapá, creme de galinha, cocadas, paçoca, entre outros. A principal dica é ter um controle no consumo das guloseimas, além de optar pelas opções menos calóricas para já ir queimando calorias enquanto dança e aproveita a festa.
Veja 5 dicas:
1) Prefira alimentos menos processados! O milho verde cozido, por exemplo, é rico em fibras, vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento intestinal e, por ser fonte de carboidrato, aumenta os níveis de energia para dançar uma boa quadrilha!
2) Evite os refrigerantes! Essas bebidas são ricas em açúcar e sódio, dois vilões de uma alimentação saudável quando consumidos em excesso. Prefira água e sucos naturais.
3) Prefira doces caseiros, como abóbora por exemplo. Se consumido com moderação, é fonte de diversas vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e vitaminas A, C e E.
4) Não exagere nas bebidas alcoólicas! O excesso de álcool atrapalha o funcionamento adequado do organismo e pode ser convertido em gordura.
5) Se houver uma variedade de caldos, busque aqueles com menos embutidos (linguiça, bacon, etc). O ideal é você optar pelo o que mais te agrada e saboreá-lo, sem sair experimentando todas as opções que estão ao seu alcance.
Se não der para fugir dos quitutes mais calóricos, procure fazer exercício físico no dia da festança para aumentar o gasto calórico e reduzir os prejuízos à composição corporal. E se exagerar nos quitutes, fique atento para a alimentação do dia seguinte.