Como comemorar o réveillon sem gastar muito?

27 de Dezembro de 2022, 06:40

O réveillon se aproxima e você ainda não decidiu como irá comemorar a chegada de 2023. Então, surge a dúvida: é possível fazer isso sem se complicar com as despesas habituais de início de ano, como IPTU, IPVA e gastos com a escola dos filhos? Segundo o economista e consultor financeiro Gideon Ferreira, a resposta é sim, mas exige estratégia, planejamento e autocontrole, para que a felicidade da virada de ano não se torne um pesadelo quando as contas começarem a bater à porta.

Gideon explicou que uma alternativa econômica são as comemorações caseiras, que reúnem amigos e familiares em um só lugar para a celebração. A ideia, de acordo com ele, é que os gastos sejam planejados e compartilhados. “Quanto mais pessoas, menor será o custo individual. É uma possibilidade viável tanto em caso de aluguel de espaços, como um sítio ou casa de praia, em que cada um dos convidados contribuirá com uma parte, quanto para a ceia da festa de ano novo na sua residência, situação em que se dividem responsabilidades com os participantes”, afirmou Gideon, executivo da Select Investimentos, localizada em Aracaju.

Nesse sentido, o economista ressaltou que, para contribuir com a economia, as compras devem ser realizadas com a maior antecedência possível. Isso porque, lembrou ele, a proximidade do réveillon faz subir o preço de alguns itens muito procurados nesta época, como os espumantes.

Gideon Ferreira alertou para os perigos financeiros que surgem no período de fim de ano. Para ele, uma das principais armadilhas é o uso indiscriminado do cartão de crédito, que embora possa ser visto como uma alternativa pelos consumidores nesse momento, pode se tornar um grande vilão.

O uso da reserva de emergência também é tentadora para parte da população, mas o consultor financeiro destacou que se deve recorrer ao fundo somente em situações emergenciais, o que não inclui o réveillon. “Ainda, é possível optar por comemorar a chegada do ano novo em locais públicos, como praças, ou na natureza, como praias e cachoeiras. O importante é celebrarmos com aqueles que amamos”.

Medium 180e4b673c2a02a748b9e3fff368cd4f