Depois de vender e conseguir um novo cliente, chega aquela hora “chata” de cobrar, não é mesmo? Com um cenário cada vez mais desafiador e com uma eminente recessão econômica, devido a crise do corona vírus, a inadimplência tende a se tornar maior. Mas qual é a melhor maneira de enviar uma mensagem de cobrança para clientes? Qual canal utilizar? O que funciona? Qual o melhor conteúdo para essa mensagem? O que pode e o que não pode? São muitas dúvidas que vamos responder nesse post.
Existem diferentes modos de abordagem para enviar uma mensagem de cobrança para um cliente. Porém, compartilhamos abaixo algumas dicas importantes para abordagem em ordem de relevância:
1. Seja educado;
2. Facilite o pagamento;
3. Saiba negociar;
4. Use a tecnologia a seu favor;
5. Ofereça mais de uma alternativa de pagamento;
6. Utilize lembretes de vencimento.
Lembre-se é proibido por lei tentar receber o pagamento na base da ameaça, veja no Código de Defesa do Consumidor. Conforme Art. 71, do Capítulo VII.
Canal para cobrança
SMS
O código de defesa do consumidor não faz nenhuma referência ao meio de comunicação utilizado em uma cobrança, desde que não cause constrangimento e tortura psicológica é permitida por qualquer meio de comunicação. Concluindo assim que usar SMS para cobrança é legal.
Como o WhatsApp é o canal de comunicação mais utilizado no mundo hoje, ele acaba sendo um meio de cobrança bastante interessante para ser usado.
Assim como o SMS, o WhatsApp também é uma forma amigável de contatar o cliente. O serviço não tem uma regra especial para esse tipo de comunicação (cobrança), portanto segue as mesmas regras como respeito ao direito do consumidor.