Como emagrecer depois de ter filho sem perder a saúde

25 de Janeiro de 2024, 06:00

Momento esperado por muitas mulheres, na gravidez acontecem diversas mudanças corporais para a geração de uma nova vida. O ganho de peso acontece durante a gestação e a alteração na balança são consequências normais das modificações que permitem o desenvolvimento do bebê e sua sobrevivência. Entretanto, após o nascimento surge uma preocupação em relação à volta do corpo como era antes da gestação. Naturalmente, a mulher pode diminuir de 6 a 12kg, mas para alcançar os resultados esperados é preciso adotar uma rotina saudável.

Antes de tudo, é importante lembrar que o ritmo para emagrecer varia em cada mulher, dependendo de quanto pesava antes da gestação e do peso ganho pós parto. Para perder os quilinhos extras é preciso determinação, paciência e alguns cuidados básicos. Confira algumas dicas logo a baixo, mas saiba que procurar um nutricionista e outros profissionais da saúde é fundamental para emagrecer de forma saudável, sem afetar a sua saúde e a amamentação do bebê.  

 

Amamentação

Nos primeiros seis meses após o parto, o bebê deve mamar exclusivamente no peito. Se necessário, conte com o apoio de uma consultora de amamentação ou enfermeira obstétrica para facilitar o processo – e não desista sem tentar. Amamentar traz uma série de aspectos positivos tanto para a saúde do seu filho como para o seu corpo. Mas para produzir leite, você precisa estar bem alimentada. É claro, que isso não significa que pode comer de tudo.

 

Faça trocas inteligentes

Petiscos assados e integrais, sucos naturais e água com ou sem gás são as opções mais bem-vindas. Eu sei, a vontade de comer doce é grande. Não caia na tentação de devorar um pote de sorvete ou uma barra inteira de chocolate. Há alimentos saudáveis que dão saciedade e ainda diminuem aquele desejo de consumir açúcar, como a banana e o abacate. Mas, se as frutas in natura não estão animando muito, tente colocar no seu cardápio diário pequenas porções de uva passa, damasco, mix de castanhas ou gelatina diet. Vale olhar todas as alternativas disponíveis para, então, fazer as melhores escolhas.

 

Rotina para se alimentar

A vida com um bebê em casa é agitada, o sono é raro e os horários ficam trocados. Mas, em meio a tudo isso, você precisa encontrar brechas de tempo para se alimentar bem. Não precisa comer de três em três horas, mas você deve fazer, pelo menos, as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) de forma rotineira, mais ou menos no mesmo horário. Isso faz com que você não fique com tanta fome até a refeição seguinte e impede que caia em tentações muito calóricas ao longo do dia. 

 

Exercite-se antes

Na certeza de que vai exagerar e, provavelmente, acordar arrependido no dia seguinte, que tal queimar calorias antes para compensar? A melhor opção para diminuir os “estragos” do excesso é praticar uma atividade aeróbica. Apenas uma horinha de corrida, dança ou outra atividade de gasto de energia é suficiente para fazer com que seu metabolismo trabalhe a seu favor.

 

Tome muita água

Consuma cerca de 2,5 litros de água por dia (isso não incluir refrigerantes, sucos e café). A água ajuda na produção de leite e também diminui o inchaço, porque estimula o funcionamento dos rins e acelera a eliminação dos líquidos que estão retidos por todo o corpo.

 

 

Medium 4f27f823319386a0df60c96d5a93957f