Diante do cenário de pandemia do Covid-19, muitas medidas de higiene precisaram ser adotadas para evitar a sua disseminação. Além da higienização das mãos e a limpeza domestica, é necessária também a lavagem das roupas usadas na rua assim que chegar em casa, mesmo que você saia somente para lugares próximos. A contaminação do vírus no organismo acontece, efetivamente, pela boca, nariz e olhos e o contato com peças contaminadas pode colocar em risco a saúde das pessoas.
Apesar de não existirem estudos conclusivos de quanto tempo o agente da Covid-19 pode permanecer ativo em diferentes tipos de tecidos, infectologistas indicam que patógenos em geral costumam permanecer ativos em média 72 horas em tecidos.
É fundamental colocar as roupas que foram usadas na rua para lavar com água e sabão na máquina de lavar. “O sabão em pó ou líquido comum, já usado antes, é suficiente para fazer a higienização”, explica André Karadi, engenheiro químico e analista do negócio de Home Care da BASF, acrescentando que se a roupa for lavada à mão, o ideal é que fique de molho em uma bacia durante cinco minutos antes de seguir com o processo. Se usado sabão em barra, passe o produto nas roupas e deixe agir por um tempo também.
As peças vindas da rua podem ser lavadas junto com outras usadas em casa. No entanto, André alerta que devem ser limpas o quanto antes para evitar que contaminem outras roupas e ambientes. “Ao chegar em casa, é recomendado também tomar banho para eliminar qualquer contaminação do vírus que tenha sido feita pelo contato com a roupa”, orienta.
Para manusear essas peças vindas da rua, é importante se proteger usando luvas ou lavar as mãos imediatamente depois do contato. E, para garantir que não haja a contaminação, limpe o cesto ou a base que depositou essas roupas antes de serem lavadas.
E caso haja suspeita de que algum membro da família esteja contaminado, tanto as vestimentas como as roupas de cama devem ser lavadas separadamente das demais peças da casa.