Hortaliças, legumes e frutas são essenciais para uma boa alimentação. De cores e sabores variados, incluí-los no dia a dia alimentar não é uma tarefa difícil. Mas não tem jeito, alguns ganharam fama negativa e acabam entrando na categoria de alimentos que ninguém gosta. Há dezenas de milhares de variedades, cada uma com características próprias de sabor, aroma e textura. Tamanha variedade na cozinha significa um universo quase infinito de receitas, do estouro da pipoca à choradeira causada pela cebola.
Levando em consideração, principalmente, que o consumo desses alimentos é de extrema importância para a saúde, sugerimos uma receita que reúne muitos deles: legumes gratinados. Crocante, cremosa e saborosa, a receita possui poucas calorias!
INGREDIENTES
Para o refogado: *2 colheres (sopa) de óleo *1 cebola média picada *1 dente de alho picado *3 pimentões (um de cada cor), sem sementes, em tiras *1 xícara (chá) de ervilha congelada *3 abobrinhas, em fatias, cozidas *Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o molho: *3 xícaras (chá) de leite *1 pacote de creme de queijo *Queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar
MODO DE PREPARO
1. Prepare o refogado: aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte o pimentão e a ervilha. Refogue por três minutos. Tempere com o sal e a pimenta. Tempere com o sal e a pimenta. Num refratário untado, arrume metade da abobrinha, metade do refogado de pimentão, a abobrinha restante e o refogado.
2. Prepare o molho: Leve ao fogo o leite com o creme de queijo. Mexa bem e continue misturando até começar a engrossar. Cubra os legumes no refratário com esse creme. Reserve por dez minutos. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno, preaquecido em temperatura média, até dourar. Sirva quente.