De 26 a 28 de outubro, Aracaju sediou a 4ª edição do Congresso Alagipe de Ortopedia e Traumatologia, além do 3º Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia de Pé e Tornozelo, ambos organizados pelas Regionais Alagoas e Sergipe e pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). O evento reuniu cerca de 190 participantes, dentre eles residentes, acadêmicos e palestrantes de várias partes do país.
O objetivo foi compartilhar conhecimentos e proporcionar experiências enriquecedoras aos participantes, com atualização científica, discussões de casos clínicos, aprimoramento técnico, mesas-redondas, simpósios e debates com temas específicos comuns ao dia a dia do ortopedista. Entre os assuntos apresentados, a atualização da reconstrução dos ossos da mão, proferida pelo ortopedista e presidente da SBTO/AL, Dr. Raimundo Araújo. Segundo ele, o trauma na mão pode ser uma contusão, lesão ou inflamação que ocorre na mão e no pulso durante os afazeres domésticos, trabalhos manuais, esportes, e principalmente as lesões causadas pelos acidentes de trânsito, que na maioria das vezes podem gerar graves lesões no futuro, sequelas e desgastes articulares (artrose). "Essa é mais uma oportunidade para que os especialistas tenham a oportunidade de ouvir, questionar, debater e apresentar técnicas que minimizem traumas cirúrgicos e uma reabilitação mais rápida ao paciente", concluiu.
Bastante satisfeito com o resultado do Congresso, o ortopedista da Rede Primavera e presidente da SBTO/SE, Dr. Eduardo Góis, enfatizou que foram três dias de debates com assuntos atuais, que trouxeram uma visão mais amplificada para exercer a medicina e oferecer o melhor para o paciente.