Nos dias 2 e 3 de agosto, o Centro de Convenções do Ritz Lagoa das Anta Hotel, em Alagoas, sediou o 2º Congresso Alagipe de Câncer de Pulmão. O evento teve por objetivo discutir de forma multidisciplinar o que há de melhor em evidência científica para o avanço, tratamento e diagnóstico da doença, que segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer. O tumor é o que mais mata no Brasil.
O evento reuniu equipes de oncologia torácica de Alagoas e Sergipe (oncologistas, radiologistas, pneumologistas, radio-oncologistas, patologistas, cirurgiões torácicos, residentes, profissionais de saúde), que tiveram a oportunidade de aprimorar experiências e os conhecimentos, através de cursos, discussões de casos, palestras e workshops.
A Rede Primavera esteve mais uma vez presente, sendo representada pelo vice-presidente do Congresso e coordenador médico do Centro de Oncologia, Dr. Michel Fabiano Alves; as oncologistas clinicas, Dra. Ana Clara Lopes e Dra. Luciana Franco; a coordenadora de Enfermagem do Centro de Oncologia, Adenise Silva; além das enfermeiras, Ana Luiza Oliveira e Maria Júlia Ramos.
Segundo o oncologista, Dr. Michel Alves, o diagnóstico precoce do câncer de pulmão é um desafio e ao mesmo tempo um fator fundamental, aumentando em até 90% as chances de cura. "Principalmente agora, com a ameaça das novas formas de tabagismo, precisamos conscientizar toda a população dos riscos desse vício. Além disso, aqueles que já fumam, precisam de acompanhamento médico para realização de tomografias de tórax de rastreamento regular. Prevenção e diagnóstico precoce são o principal caminho para combatermos essa doença", destacou Dr. Michel.