O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou aos estados da região o cancelamento do feriado de Carnaval e das festas privativas. O pedido acontece por conta do aumento de casos da Covid-19 e da variante ômicron.
Em boletim publicado no último dia 2 de fevereiro, o consórcio recomendou aos governos estaduais e municipais o cancelamento do feriado, assim como ocorrido em 2021, para não estimular aglomerações. Também foi recomendada a proibição de festas privadas de Carnaval e outras que possam gerar aglomerações. A publicação ainda pontuou que é necessário intensificar a vacinação e manter as medidas que obrigam o uso de máscaras, principalmente em locais fechados.
O boletim frisou que apesar do cancelamento de festas públicas no Réveillon, as celebrações privadas tiveram efeito no crescimento de casos de Covid-19 no país.
Setor de eventos
Diferentemente do que recomenda o Comitê, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos de Sergipe (Abrape/SE) emitiu um comunicado em conjunto com a Câmara Empresarial de Promotores de Feiras da Fecomércio/SE se posicionando favorável a manutenção dos eventos e dos protocolos sanitários. De acordo com a entidade, os indicadores mostram que mesmo com a realização de eventos, os dados de internações e óbitos não apresentam pressão sobre o sistema de saúde hospitalar