Desde o último domingo (5/02), está disponível a consulta sobre o valor do abono salarial referente ao ano de 2021. Segundo o Ministério do Trabalho, os pagamentos devem começar a partir do dia 15 de fevereiro e irão até 28 de dezembro de 2023. Com o aumento do salário mínimo, o valor máximo da parcela disponível referente a 2021 é de R$ 1.302. Antes de consultar os valores disponíveis, é possível calcular os valores baseados nos meses em que o empregado trabalhou no ano de referência: a conta prevê 1/12 do salário mínimo válido durante a data do pagamento multiplicado pelo número de meses trabalhados pelo empregado.
Para consultar, basta acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal do governo federal. Os saques podem ser realizados em qualquer agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, a depender do tipo de contrato do trabalhador.
Dentro do App, clique na área de “Benefícios”, e selecione o botão de “Abono Salarial”. Assim que abrir a página, o valor, as datas de pagamento e o banco em que será realizado o depósito irão aparecer na tela.
No total, a quantia reservada para o pagamento do abono salarial PIS/Pasep este ano é de R$ 24,4 bilhões.
Quem tem direito ao benefício PIS/Pasep?
Trabalhadores que estão cadastrados no programa PIS/Pasep ou no Cnis há pelo menos cinco anos que trabalharam pelo menos 30 dias em 2021 possuem direito aos valores disponíveis. Para se qualificar, também é necessário ter uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos em 2021, e ser contratado por empregadores que contribuem para o programa PIS/Pasep.