Consumir alimentos fora da validade faz mal à saúde?

26 de Outubro de 2023, 06:30

É certo que todos os alimentos - perecíveis e não perecíveis - que são consumidos pela população têm seus prazos de validade, a fim de garantir a segurança alimentar. O que se sabe é que, até as datas limites definidas para a ingestão, os alimentos não apresentam alterações nutricionais e não oferecem risco de doenças infecciosas. Ao passarem da validade exposta nos respectivos rótulos, entretanto, podem causar danos à saúde de quem os ingere.

Muitos alimentos, quando passam da data de validade, mantêm a aparência e o odor tradicionais, pois alguns conservantes podem mascarar a qualidade do produto, mesmo com a proliferação de microrganismos ao ponto de causar infecções alimentares e produzir toxinas que geram intoxicação.

Em ambas situações os efeitos podem causar enjoos, vômitos, diarreias, cólicas e gases, e, em alguns casos, evoluir para desidratação, desmaios e dores de cabeça, principalmente em crianças e idosos.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o prazo estipulado nos rótulos se refere ao período em que o alimento permanece seguro e adequado ao consumo, quando armazenado de forma correta.

Os produtos perecíveis estão mais propícios ao apodrecimento em temperatura ambiente, sendo que o calor e o acondicionamento em espaço fechado, sem refrigeração, podem contribuir para aumentar a velocidade do processo de substituição de suas propriedades benéficas por riscos. O que faz com que os alimentos entrem na categoria de perecíveis é a quantidade de água que contém - quanto mais há presença dela, mais rápida a sua decomposição.

Prazo de validade e controle de temperatura dos alimentos

A validade é estabelecida pela indústria com a data limite em que o alimento é viável para consumo, sem apresentar alterações nutricionais e sensoriais, se cumpridas as recomendações de armazenamento indicadas pelo fabricante.

Outro ponto, é que o prazo de vencimento só é válido até a data de abertura do produto, por isso é necessário seguir as orientações de consumo no período estipulado na embalagem.

Contudo, se alguma vez você abriu um produto com cheiro e consistência alterada ou líquido diferente do normal, mesmo dentro da data de validade, é provável que as recomendações de temperatura e armazenamento indicadas pelo fabricante não foram seguidas pelo transportador ou varejista, pois a produção da indústria cumpre rigorosos critérios de qualidade e segurança. O controle de temperatura é fundamental para garantir a integridade do alimento e, mesmo os produtos congelados, não estão imunes à contaminação.

 

Medium f43e1524028da089f16f93ce82af4ba6