Com a finalidade de sanar as principais dúvidas dos contribuintes que ainda não realizaram a declaração anual do Imposto de Renda junto à Receita Federal, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (FENACON) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Sergipe (SESCAP|SE) realizam a campanha 'Declare Certo 2024'. A ação acontece até sexta-feira, 26 de abril, no Shopping Jardins, em Aracaju, onde contadores oferecendo orientações gratuitas ao público.
O atendimento acontece, das 10h às 22h, no estande localizado em frente ao GBarbosa. No local, os contribuintes têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre, por exemplo, as regras da declaração, como usar o aplicativo, que rendimentos são tributáveis, despesas dedutíveis, dentre outras.
Segundo o presidente do SESCAP/SE, Francinaldo Santos, a ação também é voltada para a prevenção contra a malha fina. “A campanha visa ajudar o contribuinte a não cair na malha fina por erros ou omissões facilmente identificadas e que são muito recorrentes no dia-a-dia dos escritórios de contabilidade. Assim, evitando o pagamento desnecessário de multas fiscais, ou até de imposto maior, por erros pequenos e facilmente evitados”, afirma.
A campanha Declare Certo é uma das ações sociais promovidas pelos contadores que, por meio do conhecimento, auxiliam a população no cumprimento de suas obrigações com a Receita Federal. Vale lembrar que a multa para quem entregar a declaração do IRPF 2024 após o dia 31 de maio é de, no mínimo, R$ 165,74, podendo chegar a 20% do valor do imposto de renda.