Em tempos de pandemia, qualquer notícia contra o vírus da Covid-19 deve ser Estudos apontaram que cremes dentais com fórmulas contendo zinco e enxaguantes bucais com cloreto de cetilpiridínio (CPC) neutralizam em até 99,9% o vírus que causa a Covid-19. O levantamento faz parte de um programa de pesquisa da Colgate, realizado com pessoas infectadas, para avaliar a eficácia dos produtos de higiene bucal na redução da quantidade do coronavírus na boca.
Após dois minutos de contato com o creme dental da marca, os estudos apontam que o vírus é neutralizado em 99,9%. Já os enxaguantes bucais tiveram nível de eficácia semelhante após 30 segundos. Pioneira, a pesquisa foi conduzida em parceria com o Instituto de Pesquisa em Saúde Pública da Universidade de Medicina Rutgers, em Nova Jersey (NJMS) e o Regional Biosafety Laboratories.
Segundo infectologistas, o vírus da Covid-19 se espalha através de gotículas respiratórias ou pequenas partículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra, canta, fala ou respira. “Estamos nos estágios iniciais de nossas pesquisas clínicas e nossos resultados preliminares, laboratoriais e clínicos, são muito promissores”, explica a Dra. Maria Ryan, Chief Clinical Officer da Colgate.
Ainda segundo Dra. Maria Ryan, embora a escovação e o enxágue não sejam um tratamento ou uma forma de proteger totalmente um indivíduo da infecção, podem ajudar a reduzir a transmissão e retardar a disseminação do vírus, complementando o benefício que obtemos com o uso de máscaras, distanciamento social e lavagem frequente das mãos.
No Brasil, um estudo clínico patrocinado pela Colgate, envolvendo cerca de 50 pacientes hospitalizados com Covd-19 no Instituto Albert Einstein, demonstrou a capacidade do creme dental Colgate Total 12 com zinco, o enxaguante bucal Colgate Total 12 e Colgate Periogard com CPC, de reduzir significativamente a quantidade do vírus temporariamente na boca.