É cada vez mais frequente o engajamento e a conscientização das pessoas em adotar ações que contribuem com a redução de lixo plástico. Na lista de itens que podem ser substituídos, diminuindo os impactos ao meio ambiente, as sacolas plásticas podem dar lugar às sacolas retornáveis. A rede supermercadista GBarbosa, por exemplo, notou crescimento de vendas de sacolas retornáveis nos últimos anos. Foram comercializadas mais de 20 mil sacolas por mês e, em janeiro, a procura subiu 12% comparado ao mesmo período no ano passado.
Com capacidade de até 15kg, uma sacola retornável ajuda a poupar, pelo menos, seis sacos plásticos, que podem levar mais de um século para decompor. Além de representarem uma escolha mais consciente, as sacolas comercializadas no GBarbosa também apoiam a arte e projetos sociais. A coleção Artistas do Brasil conta com mais de dez modelos colecionáveis, valorizando o trabalho de artistas como Dan Roots, Tito Ferrara, PixoteMushi, Tama-yo, entre outros representantes da street art.
A cada seis meses, novas estampas com cores vivas, traços de regionalidade, diversidade, mandalas e natureza chegam às lojas da rede. A sacola sai a R$ 3,99 e a cada unidade vendida, vinte centavos são destinados aos projetos do Instituto GBarbosa, voltados ao público da terceira idade. Viva as boas iniciativas!