Deparada com os assustadores números da crise econômica derivada da pandemia do novo coronavirus, Isabele Ribeiro, criadora da Gambiarra e de eventos como a famosa "Feirinha da Gambiarra”, destinou o seu olhar para os pequenos empreendedores, os mais afetados no cenário de incertezas. A fim de fomentar a economia criativa, Isabele lança nesse sábado, 1º de agosto, a campanha de crowdfunding Rede Gambiarra para Empreendedores.
Crowdfunding é um termo criado em 2006, e consiste em um financiamento coletivo a partir de um grupo de pessoas ou empresas que investem recursos financeiros em projetos e ideias. Uma alternativa de produção e de consumo mais participativa, poderosa e dotada de empatia, hoje já conhecida no mundo inteiro.
A iniciativa coletiva tem por objetivo atrair contribuições para minimizar os riscos deste momento e, principalmente, fortalecer uma rede contínua de segurança para os pequenos empreendedores locais, através de um auxílio financeiro e de mentorias, para que sigam, após a finalização do projeto com uma gestão estratégica da marca bem definida e duradoura.
Os interessados devem inscrever suas marcas, entre os dias 16 de agosto e 14 de setembro, no link disponível no www.feirinhadagambiarra.com.br. A segunda fase ocorrerá no período de 16 de agosto a 20 de setembro, quando uma comissão analisará todas as propostas recebidas. Os selecionados serão anunciados entre os dias 21 a 25 de setembro, podendo os não selecionados recorrer. O prazo para recebimento de recursos vai de 25 a 28 de setembro. As contribuições para a campanha podem ser realizadas a partir do dia 01 de agosto através da plataforma Benfeitoria.com.
Finalizadas todas essas etapas, a Rede Gambiarra iniciará o processo de mentoria nas áreas financeira, contábil, marketing digital e jurídica, durante 1 mês, com dois encontros on-line por semana, e as pequenas empresas receberão o auxílio financeiro.
Em novembro, Isabele apresentará os cases das empresas beneficiadas pelo projeto.