Com a proximidade das festas de fim de ano, os enfeites de Natal invadem residências, empresas e o comércio, de modo geral. Entretanto, quando instalados de forma incorreta e com fios desencapados ou danificados em vez de alegria, a iluminação pode oferecer riscos à saúde e muita dor de cabeça.
Para garantir a iluminação lúdica dos festejos natalinos com segurança, a Energisa orienta como fazer a instalação dos adereços de Natal corretamente. O primeiro passo é escolher produtos de boa qualidade com certificação do Inmetro. Basta observar nas embalagens todas as informações de segurança e consumo como indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso.
Outra consideração de extrema relevância é que os equipamentos elétricos não fiquem próximos de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico.
Segundo o coordenador de segurança da Energisa Sergipe, Robson Jezler, é importante observar a verificação da compatibilidade do enfeite com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, para evitar a sobrecarga e/ ou aumento do consumo de energia. “Se a ideia é aproveitar os enfeites comprados em anos anteriores, o alerta é para que se verifique se há fios ressecados, descascados ou rompidos. Caso haja, é preciso descartá-los e adquirir novos”, orienta.
Ainda segundo o coordenador, é preciso evitar colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento. “O primeiro é o aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões e, o segundo, o cheiro característico de plástico queimando. Ao perceber qualquer um desses sinais, o consumidor deve desligar imediatamente os equipamentos das tomadas e chamar um profissional capacitado para fazer uma verificação detalhada nas instalações”, explica Robson Jezler
Principais dicas para evitar riscos neste Natal:
- Para não ocorrer sobrecarga de energia caso a quantidade de enfeites seja grande, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado.
- Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e por ser altamente condutor de energia, esse material deve estar bem isolado para impedir energização acidental.
- Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas aumenta o risco de acidentes.
- O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.
- Não se deve deixar que crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas. E sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.
- Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados