Os cupins são seres pequenininhos, mas que tiram o sossego de muita gente. Eles são capazes de destruir móveis, pisos, paredes, portas, estruturas de moradias e causar até desmoronamento de prédios. Segundo os especialistas, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.
O tratamento pode ser preventivo e/ou curativo, realizado através de pulverização ou atomização. Para não ter imprevistos com os cupins, o ideal é evitar a estocagem inadequada de madeira e seus derivados, principalmente em locais úmidos, além de vistoriar periodicamente rodapés, móveis, forros, esquadrias e outras estruturas de madeira. Outra dica é proteger a superfície exterior das madeiras com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas para vedar frestas e rachaduras.
Dicas para evitar cupins na madeira
1 – Procure por indícios de cupim na madeira
Um indício de que uma peça foi infestada por cupins é quando você encontra pó no chão, que não foi resultado de algum trabalho anterior. Isto por que esse pó são as fezes do cupim, retiradas de tempos em tempos da colônia.
2 – Investigue barulhos estranhos
Se você ouvir barulhos estranhos na madeira, sobretudo à noite, é possível que a peça tenha cupins. Para identificar, coloque um copo vazio sobre a peça e aguarde alguns minutos. Se você ouvir algo, é possível que tenha uma colônia no local.
3 – Elimine pontos de umidade
Não deixe sua marcenaria com pontos de umidade. Regule o ar-condicionado, caso tenha, cheque as torneiras do local, verifique se o subsolo não possui pontos de umidade ou áreas mofadas. E uma dica é: mantenha o espaço ventilado.
4 – Não guarde restos de madeira
Uma ação de prevenção contra cupins é não guardar restos ou sobras de madeira após o final de uma obra. Lascas e toras de madeira, assim como portas, pisos e janelas do material podem atrair colônias de cupins, principalmente em locais úmidos.
5 – Faça inspeções regulares
Se a sua marcenaria já foi afetada por cupins, é recomendado que você faça inspeções anuais no local. Nesse caso, o ideal é contratar um serviço de combate a pragas. Mas, independentemente disso, faça verificações de cupins sempre que possível.