Docentes, gestores e agentes escolares da rede pública estadual de educação básica têm até o dia 18 de junho para realizarem inscrições no curso de extensão “Travessias: Cinema, Educação e Direitos Humanos na rede básica de ensino de Sergipe”. O curso é uma etapa do projeto “Travessias”, idealizado pelo Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialmente para profissionais de instituições públicas estaduais. Os encontros iniciam no dia 19 de junho e serão quinzenais, aos sábados, das 09h às 12h, de modo remoto. A formação tem carga horária de 60h e o participante poderá receber certificado, desde que cumpra uma frequência de, pelo menos, 75%.
O objetivo do curso é promover a formação continuada de docentes, gestores e agentes escolares do ensino fundamental no campo da cultura audiovisual, suas linguagens e tecnologias, em projetos educativos, dialogando com a diversidade e com os direitos humanos. Ele foi dividido em quatro módulos: Cultura Audiovisual e Linguagem; Cineclubismo; Tópicos em Cinema, Educação, Diversidade e Direitos Humanos; e Fazer cinema nas escolas - dispositivos fílmicos. Cada módulo tem duração de 15h, entre atividades síncronas e assíncronas.
Os interessados devem se inscrever pelo SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFS. Basta acessar o site, clicar na aba “Extensão”, depois em “Acesso a Área de Inscritos em Eventos”, fazer login, clicar em “Cursos e Eventos Abertos”, selecionar o curso pelo título e confirmar inscrição. Caso ainda não tenha conta na plataforma, é possível se vincular clicando em “Ainda não possuo cadastro”. E atenção, para realizar a inscrição, é indispensável anexar um documento, redigido pelo próprio interessado, informando a escola de que faz parte, a função que exerce e um breve texto destacando suas motivações para fazer o curso.
O projeto “Travessias” é coordenado pelas professoras da UFS, Dra. Maria Beatriz Colucci e a Dra. Karliane Macedo Nunes, que objetivam desenvolver uma pesquisa-ação por meio da formação audiovisual de professores da rede básica, voltada para os direitos humanos e as “diversidades. A atuação acontece junto ao Colégio Estadual Juscelino Kubitschek e a Escola Estadual Zumbi dos Palmares, ambas localizadas no município de Nossa Senhora do Socorro e envolvendo turmas dos oitavo e nono anos do ensino fundamental.