O Dia do Homem é comemorado anualmente em 15 de julho no Brasil. Criada em 1992, esta data tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem tomar com a sua saúde. A cada ano, empresas, instituições e órgãos governamentais têm investido em campanhas para estimular o autocuidado e a promoção da saúde entre os homens.
Embora a data tenha começado como uma brincadeira entre os membros da Ordem Nacional dos Escritores, tem se tornado, ao longo do tempo, um símbolo para reflexão sobre saúde, impulsionando ações que ampliam o acesso da comunidade masculina a atendimento médico, métodos diagnósticos e tratamento, bem como uma oportunidade para se divulgar atitudes preventivas.
Atualmente, o Brasil totaliza 22,6 milhões de beneficiários do sexo masculino em planos de assistência médica e 13,6 milhões em planos exclusivamente odontológicos, conforme dados disponibilizados pela ANS referente ao mês de maio deste ano.
Muitas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas ou diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno. Esse, inclusive, é um dos objetivos do Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Através dessa iniciativa, as operadoras cadastram seus diversos projetos de promoção em saúde em linhas de atenção que incluem a Saúde do Homem.