Comemorado anualmente em 8 de outubro, o Dia do Nordestino homenageia a cultura nordestina e a diversidade folclórica típica dessa brasileira. A região é conhecida pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo todo.
O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestino em todo o país. A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 - 2002).
Os 9 estados que compõem o Nordeste são: Sergipe, Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A região abrange uma área de 1.554.257 km², a qual abriga cerca de 53.081.950 habitantes, sendo a segunda mais populosa do território brasileiro com cerca de 25% do total de habitantes do país.
O Nordeste brasileiro é muito rico do ponto de vista cultural. É nesta região do Brasil que nasceram e se consolidaram os maiores nomes da música nacional as quais embalaram gerações e revoluções nacionais. Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Zé Ramalho, Fagner, Elba Ramalho, Raul Seixas, Chico Science, Carlinhos Brown, Maria Bethânia são alguns nomes que nasceram na região Nordeste.