Comemorado anualmente no dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança é uma data destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem. A escolha da data foi em homenagem a Jean-Georges Noverre, um mestre do balé francês, conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”.
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982 e tem como objetivo chamar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo o apoio ao ensino desta que é uma das mais antigas expressões artísticas da humanidade.
Os benefícios que a dança pode trazer ao ser humano são muitos: terapêuticos, culturais, sociais e educacionais, passando, claro, pelos benefícios relacionados à toda atividade física – força, equilíbrio, ritmo e postura. A dança, além dos benefícios citados, possibilita conhecer e compreender a diversidade das manifestações culturais, de diferentes povos, aproximando pessoas ao redor do mundo.