Nesta quarta-feira (13) é comemorado o Dia Internacional do Beijo. Demonstração de afeto e carinho, o beijo é um gesto muito antigo e desde a idade média era utilizado com várias simbologias. Se praticado entre amigos, pode ser para um cumprimento ou despedida. Entre casais é geralmente dado nos lábios, como um símbolo de afeição romântica.
Normalmente, o Dia do Beijo é comemorado entre os casais com muitos beijos. Já os solteiros, costumam celebrar a data beijando seus amigos ou mesmo desconhecidos.
Origem do Dia Internacional do Beijo
Não se sabe ao certo como começou, mas segundo uma lenda italiana, havia um jovem chamado Enrique Porchelo que era conhecido por ter beijado todas as mulheres de sua vila.
Cansado de tantos rumores, o padre da pequena vila ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a mulher que nunca havia sido beijada pelo jovem italiano. Ninguém apareceu para reclamar o prêmio e, de acordo com a lenda, o tesouro permanece escondido em algum lugar da Itália. Supostamente, a origem desta história remonta ao dia 13 de abril de 1882.
CURIOSIDADES SOBRE O BEIJO
Beijar queima calorias
Todas as nossas ações gastam energia e com o beijo é a mesma coisa. Dependendo da intensidade você pode gastar de 3 a 5 calorias por beijo.
Musculação
Assim como gastam energia, os beijos também fortalecem os músculos da boca e bochecha, durante um beijo 30 músculos diferentes são exercitados.
Emoção e laço afetivo do beijo
O beijo cria vínculos de emoção, isso faz com que você se lembre da pessoa. Por isso muitos dos que não querem manter uma relação duradoura evitam o beijo. O caso retratado no filme Uma Linda Mulher é bem comum entre as prostitutas, que evitam o beijo para não criar laços com seus clientes.
O beijo para as mulheres
Pesquisas indicam que as mulheres tem a capacidade de realizar uma avaliação do parceiro durante um beijo, e que através dessa avaliação perceber se aquele será um relacionamento curto ou de longo prazo.
O beijo para os homens
No caso dos homens, os beijos são mais sexuais e servem para o preparo para o ato sexual, apesar de que apenas o beijo não signifique sexo.
Beijo depois do sexo
Apesar de se acreditar que o beijo após o sexo geralmente é uma iniciativa feminina, pesquisas indicam que normalmente é o homem que se dispõe ao ato de carinho pós-sexo.
Bactérias e anticorpos do beijo
As bactérias trocadas durante um beijo podem fortalecer o seu organismo, uma vez que ele vai ter que criar anticorpos para combatê-las, deixando-o mais forte.
Tempo
A média do tempo que você vai passar beijando, ainda que na bochecha, selinho ou beijo de língua, durante a sua vida está estimada em 20.160 minutos.
Relaxamento
O beijo libera substâncias relaxantes e calmantes e ajuda o nosso corpo a melhorar o nível de estresse.