Uma consulta rotineira com o profissional de saúde e o diagnóstico inicial de doenças são fundamentais para a qualidade de vida. Esses são alguns dos destaques do Dia Mundial da Saúde, celebrando nesta quinta-feira, 7 de abril. Este ano, o tema da campanha é “Nosso planeta, Nossa Saúde” e tem por objetivo chamar a atenção também para a necessidade de se concentrar na criação de sociedades saudáveis em um planeta saudável.
De acordo com o médico oncoradioterapeuta, da Oncoradium (Centro Oncológico de Aracaju), Dauler Souza, para a maioria das pessoas realizar visitas periódicas ao médico é considerado algo desnecessário, principalmente entre os homens. “Manter a saúde em dia é essencial para quem deseja viver muito e com qualidade. Os exames de rotina são muito importantes para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças silenciosas. Isso porque esses exames ajudam a verificar qualquer problema de saúde antes que eles apresentem sintomas. Lembrando que, muitas doenças não dão sinais quando estão no começo, portanto, quanto antes forem identificadas, melhor será o tratamento”, afirmou.
O oncoradioterapeuta Dauler Souza explica que o recomendado é que pessoas adultas e saudáveis realizem exames de rotina a cada dois anos. Já as pessoas que fumam, são obesas ou sedentárias, a orientação é que as visitas ao médico sejam anuais. No caso das pessoas com problemas crônicos, como diabetes e hipertensão, os exames de rotina devem ser feitos a cada seis meses.
Além de frequentar regularmente o médico e fazer exames periódicos, é fundamental para uma saúde de excelência o cuidado com o bem-estar físico e mental. A prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis são fatores essenciais na busca pela qualidade de vida. “Entre os cuidados e hábitos que são imprescindíveis para cuidar bem do corpo e da mente estão praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se bem e não esquecer da hidratação. Garantir que está dormindo o suficiente, evitar hábitos nocivos, como ingerir álcool em excesso e fumar, são outros passos importantes para manter uma boa qualidade de vida no dia a dia”, pontuou.